Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Nós consumimos e produzimos todos os dias centenas de produtos e materiais essenciais para a nossa sobrevivência, mas na maioria das vezes nossas ações ultrapassam o necessário e acabam prejudicando direta e indiretamente o meio ambiente e até o próximo.

Ou seja, muitas vezes nós compramos demais, acabamos ingerindo o desnecessário, que pode virar sobra de comida e virar lixo orgânico e não nos preocupamos com o fim que estes produtos levam. Como conseqüência, temos a desenfreada desorganização do lixo e o aumento da poluição.

Não é exclusivamente do lixo que o processo de reeducar deve ser entendido. O sedentarismo acumulado da má alimentação e a extrema pobreza de mais de 01 bilhão de pessoas ao redor do mundo traz a tona a desigualdade e distribuição dos produtos para se manter a vida.

Pensando nisso, apresentamos 3 formas simples e que todos podem adotar para diminuir o impacto causado com as ações que muitas vezes não percebemos:

 


 

 Se organizar diariamente com o consumo e se preocupar com a produção que esse uso irá gerar é uma das formas para dizer não ao consumo exagerado. A prática se estende aos serviços.

Preferir uma bike ao carro e transporte coletivo, além de economizar e ficar em dia com a saúde, não gera gases poluentes.

Dê preferência à alimentos da feira. Mais frescos e naturais. A ausência do agrotóxico nesses tipos de produtos reduz a poluição e faz bem a saúde.


 

 

 

Será que aquela bolsa que você acha que está velha não vai servir pra mais ninguém?

Criar a consciência de que aquilo que você está jogando fora pode servir a alguém além de não virar lixo, freia o consumo e gera menos impacto ambiental.

 

 

 


 

 

Pode parecer figurinha repetida, mas a reciclagem é um dos fatores mais importantes na produção, consumação e destinação.

Plástico, papel, vidro e tudo aquilo que nós temos em casa podem virar vasos, cortinas, tapetes e diversos outros objetos de decoração

 Aquilo que realmente não servir de nada para reaproveitar por servir para os recolhedores de materiais nas usinas de reciclagem. Exemplo disso é o óleo de cozinha que pode virar sabão.

 

 

Há outras formas de ficar em dia com os 3R’s, sem dúvida a melhor forma é analisar qual delas se encaixa na sua rotina, assim você estará ajudando a si mesmo e também ao planeta.

Se você tem alguma dica, envie para a nossa fanpage no facebook ou no twitter. Atualizaremos o site com as sugestões dadas por vocês.

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR.
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu