Como desenvolver a sustentabilidade corporativa

Os novos índices de crescimento empresarial, formulado por especialistas da área de economia, gestão e ciências, apontam há tempos que a sustentabilidade corporativa é o mais novo termo de crescimento diferenciado. Hoje, as empresas que buscam e aderem à sustentabilidade em seus produtos, serviços e usam do termo como responsabilidade, não possuem apenas um diferencial de mercado, mas o reconhecimento que todas as empresas têm ao capacitar sua equipe para um tema tão auspicioso.

Como parte da newsletter especial que a In Natura irá lançar a respeito do tema, O Blog reuniu medidas de mercado simples que podem inserir sua empresa na marca global de sustentabilidade.

– É importante que a empresa dê, em sua base estratégica, sentidos ao inserir indicadores sustentáveis, ou seja, reconhecer em quais aspectos ser consciente e adotar políticas limpas pode ser um viés ao grupo.

– Capacitar todos os profissionais para que todos entendam o conceito de sustentabilidade é mais uma maneira de torná- la melhor e mais lucrativa – uma vez que surja o desenvolvimento crítico entre os profissionais a respeito da sustentabilidade, impactos de sua produção podem ser medidas.

– Compartilhar da comunicação em prol da sustentabilidade. Discutir ações dentro da empresa e abrir espaço para novas idéias traz economia e torna possível novos investimentos no setor.

Comparações

O setor construtivo, potencialmente poluidor por ser um dos maiores produtores de resíduos sólidos, pode ser também os que apresentam soluções diferenciadas quando adotam para si a gestão ambiental. Para os diretores técnicos da In Natura, Marcus Brisolla e Bernardo Calisto, comparando as atividades construtivas aos demais setores industriais, as construtoras ficam abaixo no índice de reciclagem de suas produções. “O alto número não generaliza todo o mercado”, salienta Marcus, “(…) o cenário corporativo de grande produção de resíduo é pressionado por leis que obrigam o descarte correto, por exemplo, e aos poucos o mercado vai se adaptando”, completa.

Por Rodolpho Pagliarini

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu