Projetos estudantis promovem o empreendedorismo ainda na faculdade

Alunos da UTFPR abrem a primeira empresa júnior multidisciplinar do Brasil, com foco no meio ambiente e projetos.

 

Alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Curitiba, abriram em 2011 a primeira empresa júnior multidisciplinar do Brasil. A iniciativa que reúne diversas modalidades de cursos da instituição, embora inédita, concorre com um mercado mais comum e promissor; o empreendedorismo acadêmico.

A prática de estimular os alunos a montarem suas próprias empresas se estende à praticamente todas as universidades e é visto como um diferencial para quem busca desde a entrada no mundo acadêmico, o contato com o mercado de trabalho. Na UTFPR, alunos de cursos de Engenharia, Arquitetura, Administração e Design são convidados para participar da Econsultoria, a primeira empresa júnior multidisciplinar (que engloba mais de uma área) do Brasil.

Para a estudante de Processos Ambientais, Marina Jacometti, quem ainda está na Universidade e vê iniciativas como a Econsultoria, é uma ótima oportunidade de ter contato com o mercado de trabalho e estar preparado para ele. “Considero o trabalho em grupo e a dinâmica de trabalho um grande estímulo para aqueles que pensam em abrir uma empresa ou até sair bem preparado para o mercado lá fora, visto que apenas a obrigatoriedade do estágio não é hoje mais o diferencial” opina a estudante. O projeto que é tido em conjunto com o Escritório Verde existe há 03 anos na universidade, mas a seleção para fazer parte da equipe ocorre todo ano, informa Rafaela, estudante de Engenharia Elétrica e que faz parte da Econsultoria. A própria empresa caracteriza-se como “empresa de consultoria, prestação e serviços e elaboração de projetos no âmbito de tecnologia sustentáveis, com foco em EcoDesign, Construções Sustentáveis e Controle de Emissão de Carbono”. A integrante do projeto frisa a mobilidade de diversas áreas em um mesmo projeto. “Teve um projeto que realizamos para a Sanepar em que alunos do curso de Arquitetura, Engenharia e outras áreas trabalharam juntos”, conta a estudante.

 

 A Econsultoria recebeu inscrições para participar do grupo até o dia 17 de Março, por telefone, e-mail ou comparecendo no escritório verde, onde está localizada a consultoria.  Além dos serviços prestados, os alunos participantes realizam cursos voltados para a área e recebem dicas e opiniões através de sua página na rede social, blog e site.

Por Rodolpho Pagliarini

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu