Como economizar e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo?

Estudos realizados pela FIEP, em Curitiba, apontam que a pegada ecológica da capital equivale a dois planetas Terras

A pesquisa conclui que o curitibano consome mais do que o nosso planeta produz – praticamente em dobro, o que em dados coloca Curitiba 40% acima da média no consumo comparado a outras cidades e capitais. Ou seja, se o mundo todo vivesse como nós seriam necessários dois planetas Terra para garantir o estilo de vida. Mas tem como diminuir esse impacto todo? Sim, e a In Natura separou algumas ideias que podem ajudar na economia financeira e a preservação do meio ambiente, confira:

 

Mesmo morando em apartamentos compactos, é possível separar o lixo doméstico nas categorias de reciclagem até mesmo etiquetando manualmente sacolas plásticas (biodegradáveis de preferência). Costume que muitos condomínios e residências já adotam.

 

Aderir a compostagem é uma ótima maneira de produzir em casa suas próprias verduras e legumes com adubo natural, além de ajudar no impacto nos aterros posteriormente. (Leia mais sobre a compostagem clicando aqui)

 

 

    Fechar torneiras enquanto escova os dentes, reutilizar a água usada para lavar a roupa para limpar a calçada e molhar o jardim também entram nas medidas para economia, números que no final do mês fazem a diferença.

 

Trocar o transporte privado por bicicletas quando possível traz ao usuário um viés triplo: economia, preservação do meio ambiente e saúde.

 

 

Substituir a sacolinha plástica do mercado por sacolas retornáveis é sem dúvida a melhor opção para o usuário e o meio ambiente. Praticamente todos os supermercados já oferecem essa opção.

 

 

Na sua empresa, trocar as dezenas de pacotes de folha sulfite por reciclado melhora a pegada ecológica e não gera prejuízos, o preço da folha chega até ser mais barato que a folha comum.

 

 

 

Há, claro, dezenas de outras medidas que podem beneficiar mutuamente o meio ambiente e o ser humano, a In Natura reuniu algumas que estão no cotidiano e que fazem grande diferença se adotadas. Façam o teste e compartilhe conosco através doTwitter e Facebook quais medidas mais fizeram diferença na sua casa e empresa.

 

 

 

Por Rodolpho Pagliarini

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu