Reciclar é reduzir, gerar e ganhar

A In Natura Soluções Ambientais sempre traz as tendências e novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade através do Blog. Hoje, mostraremos que práticas simples como reciclagem, reaproveitamento e a separação de resíduos gera ao final do mês economia, renda e até uma alimentação mais rica.

Começaremos com a prática que está dando o que falar no interior do nosso estado, na cidade de Umuarama. A Feira Livre, como é conhecida a feira que troca lixo reciclável por alimentos, é uma iniciativa da prefeitura da cidade para estimular que famílias mais necessitadas ou até pessoas que não sabem o que fazer com o lixo reciclável, descartem corretamente os resíduos – e ainda ganhem moedas de troca (as chamadas Moedas Verdes) para comprar frutos e verduras frescos.

Não é difícil ver programas como em Umuarama se repetir até em casos particulares, como noticiado aqui no Blog da escola especial Helena Antipoff, onde alunos recolhem lixo reciclável e trocam por verduras todo o mês.

Se pensarmos o tanto de lixo reciclável que é possível arrecadar em pequenas cidades e em pontos específicos, dá pra imaginar como seria uma prática dessas na maior metrópole do Brasil? A resposta veio esta semana com o anúncio da AES Eletropaulo, em São Paulo, que promete reduzir a conta de energia ao cidadão que ajudá-la a reciclar.

Com o programa de nome “Recicle mais, pague menos”, a empresa faz o cadastramento do consumidor, que para participar basta apenas ir a um posto de coleta com a conta de energia, e após o cadastro já pode ser levado aos postos os materiais recicláveis. Vale lembrar que eles devem estar limpos, secos e separados para pesagem. A outra boa notícia é que se o valor do desconto ultrapassar o valor da conta, o consumidor acumula créditos para o mês seguinte.

A quantidade de lixo que pode ser levado é ilimitada. Para saber mais sobre o programa, acesse o site da AES Eletropaulo.

E você, tem alguma idéia que poderia mudar a forma como reciclamos nosso lixo? Curta nossa página no Facebook e nos siga no Twitter para ficar sabendo de todas as notícias da In Natura.

 

Fonte: Hypeness.

Por Rodolpho Brazão.

 

_____________________________________________________________________________________________
A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR.
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu