Prefeitos das cidades brasileiras ganham atenção da ONU

Nesta última terça-feira (23), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enviou uma mensagem a todos os prefeitos do país através da Associação Nacional de Prefeitos do Brasil. O secretario solicitou atenção dos prefeitos em relação ao meio ambiente e os cumprimentos das metas do milênio até 2015.

Além do apelo, Ban Ki-moon salienta a importância que a gestão tem em criar uma cidade sustentável, o que para a maioria dos prefeitos de cidades pequenas e distantes da capital é uma preocupação.

A deficiência na administração dos resíduos da cidade é, na verdade, um resultado longo com problemas antigos. A considerada nova legislação que entrou em vigor em 2010 e proíbe os lixões municipais, por exemplo, faz parte do campo de resolução das prefeituras, mas a falta de técnicos e colaboradores eficientes para a realização de um Plano Municipal de Resíduos Sólidos (PMRS) é de longe uma realidade que nem mesmo a lei pode ajudar.

Como mais uma maneira de dizer que as cidades precisam atentar ao meio ambiente, Ki-moon coloca como de extrema importância a existência de líderes municipais na visão ecológica. Em entrevista à Revista Geração Sustentável, a In Natura discutiu o tema de líderes regionais, e destaca que sem ícones que movimentam essas obrigações e sem suporte técnico, dificilmente sairemos do patamar baixo no índice de lixo em cidades.

 

Por Rodolpho Pagliarini

Fonte: EcoD

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu