Com a chegada do verão, aumentam as chuvas e os transtornos causados pelos lixos nos rios.

No período entre Dezembro e Março a estação mais quente do ano traz as famosas chuvas de verão, pancadas que durante minutos inunda rios, córregos e infelizmente as moradias de quem reside próximo as corredeiras.

As enchentes comuns desse período se dão praticamente às cheias dos rios e córregos, causados principalmente pelo lixo jogado nas encostas e até dentro dos rios. Em Curitiba, um mutirão realizado em Setembro de 2011 pela SMMA e SMOP revelou cerca de 500 toneladas de lixo retirados antes do período de chuva, tudo para amenizar o impacto que sofás, cadeiras e até materiais recicláveis causam quando jogados irregularmente.

Todo ano as prefeituras de várias cidades que sofrem com enchentes alertam o perigo que as chuvas de verão trazem. É também dever da prefeitura retirar pessoas de encostas, oferecer lugares seguros para o lixo e criar educações definitivas para que o processo de limpeza dos rios seja menor e mais eficaz. Curitiba abrange a coleta de lixo em 100% de seus bairros e coleta mensalmente 50 toneladas de lixos nas galerias. Além dos rios cheios, a deposição de lixo nas encostas ocasiona a erosão, processo que torna a área degradada e improdutiva, trabalho que a In Natura já realizou na correção em diversas cidades.

 

Saiba como descartar corretamente o lixo tecnológico. Clique aqui

Em que lugar eu posso descartar pilhas e tintas? Veja mais no Blog da In Natura.

 

Com as ondas de calor e grande volume de chuva em pouco tempo, a inundação pode ocorrer rapidamente sem que as pessoas percebam. Por isso é importante ficar atento aos rios e córregos próximos a você. Certificar que não há lixo depositado e denunciar práticas ilícitas são também medidas que garantem um verão mais limpo.

 

 

Fonte: Defesa Civil de Curitiba/PR

Por Rodolpho Pagliarini.

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu