Como eu reciclo o Lixo Eletrônico?

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Curitiba e o Instituto Brasileiro de EcoTecnologia (Biet), promete destacar a importância de reutilizar e reciclar computadores, celulares e outros equipamentos que são facilmente descartados após algumas falhas, mas que podem ser de grande utilidade tanto para o reuso quanto à reciclagem. Essa é a sua chance de se livrar das pilhas de equipamentos que não são mais usados.

Surgindo da necessidade de dar destino aos materiais e resíduos que as empresas do ramo tecnológico produzem, a parceria abriu uma unidade no Tecnoparque e recebe a todo o momento centenas de aparelhos, tanto de empresas quanto do consumidor. O sistema que através de uma triagem confirma ou não o funcionamento do aparelho, segue posteriormente para os diversos destinos da peça, que na maioria dos casos é reutilizada na forma de doação à escolas carentes para fins educacionais, como crianças de uma Escola do bairro Sitio Cercado fizeram construindo uma árvore de natal com 48 monitores de computadores. Outros destinos como derretimento das peças, separação dos metais e a reciclagem geral dos produtos seguem para empresas específicas responsáveis.

Gráfico da Eco-Cel mostra as partes de um celular que podem ser recicladas.

Levando em conta que todo ano a taxa de descarte de lixo eletrônico cresce proporcionalmente aos novos produtos lançados no mercado, ou seja, há tanto lixo eletrônico por aí quanto televisores e aparelhos celulares, as medidas são benéficas para quem recebe o material e o usa de maneira criativa e principalmente ao meio onde seriam descartados os aparelhos, que dentre os resíduos sólidos, os tecnológicos possuem alta taxa de poluição e difícil reciclagem.

Se você possui materiais para descarte fique atento no endereço e contato da Instituição, a parceria também atende a população. A coleta pode ser agendada, o que facilita para muitos o descarte, ficando até a nossa dica de fazer um mutirão de materiais que não mais usados e entregar ao destino correto. Para o agendamento você deve entrar em contato por e-mail (falecom@biet.org.br), ou consultar mais informações no site do Biet.

Segue uma lista de produtos que podem ser levados para reciclagem:

 

-Computador, periféricos e acessórios (monitor, teclado, mouse, pen drive, impressora, cartuchos e fitas, scanner, caixas de som, leitor/gravador de CD/DVD/diskette,  etc.), laptop, notebook;

-Celular, telefone, fax, secretária eletrônica;

-Pequenos eletrodomésticos (ferro de passar, batedeira, liquidificador, mixer, ventilador,  secador de cabelos, máquina fotográfica, lanternas e luminárias; alarmes; etc.)

-Rádio, relógio e rádio-relógio, gravador, toca fitas e fitas k7, aparelho e fitas VHS, toca discos e discos – vinil/CD/DVD – aparelho de som

-TV até 22 polegadas (por enquanto);

-Brinquedo com movimento, som e luz;

-Videogame (controles e cartuchos);

-Materiais ferrosos de qualquer tamanho, etc.

 

 

Por Rodolpho Pagliarini.

Fonte: Agência Curitiba / Insituto Brasileiro de EcoTecnologia (Biet) Fone: (41) 9932-0168

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

 

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu