[ATUALIZADO] Você já separou o lixo tóxico da sua casa? Veja como isso pode ser feito adequadamente.

Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, tintas, solventes e óleo de cozinha são sem dúvida materiais que a maioria da população possui e um dia irá descartar. Mas como, e principalmente onde?

O que poucos devem saber, é que estes objetos são considerados como lixo tóxico, ou seja, possuem em suas fórmulas compostos que prejudicam o ambiente de descarte se feita de maneira equivocada. Pensando nisso, a Prefeitura de Curitiba distribui através de um calendário especial (já atualizado para 2013)  a Coleta Seletiva, que basicamente recolhe os materiais considerados como lixo tóxico e trabalha no processo para devolvê-los à cadeia produtiva. A coleta é feita de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 15 horas por um caminhão identificado em um dos 24 terminais de ônibus da cidade, alternando semanalmente o terminal onde será feito a coleta. Os materiais recolhidos são tratados e reciclados de acordo com determinada funcionalidade do objeto, que é o caso do óleo de cozinha transformado em detergente e em óleo lubrificante para máquinas.

A Prefeitura de Curitiba recomenda alguns cuidados na hora de separar os materiais e embalá-los para o descarte, para isso acrescenta o devido separo do lixo tóxico do restante do lixo doméstico, tais como armazenar o óleo usado em garrafa pet transparente de 2L e furar embalagens de inseticidas e pesticidas para que não haja o acúmulo de água – o que pode ocasionar a propagação da dengue. Atenção também na quantidade de objetos entregues. No caso da lâmpada fluorescente a quantidade máxima é de 10 unidades por pessoa.

Se você não mora em Curitiba ou em regiões que não sejam próximas a centros de coleta, as dicas de separação e descarte continuam válidas. Procure em sua cidade serviços públicos que atendam a essas causas que não são só importantes, mas essenciais para garantir o ambiente coletivo um lugar saudável e seguro para se viver.

Por Rodolpho Pagliarini

Fonte: Prefeitura de Curitiba

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Fechar Menu