Licitações atrasadas e dívida com o lixo

Uma dívida que passa dos R$ 72 milhões e um atraso de mais de 05 anos em licitação preocupa o sistema de coleta e destinação de resíduo em Curitiba/PR. A capital que tem como si um slogan consciente em meio ambiente, acumula prejuízos que põem em risco a saúde e o dinheiro público.

O valor foi levantado pela nova comissão que discute o lixo na cidade, feita em sua primeira reunião no dia 17/01. Tratada como uma bomba relógio pelos próprios comissionados, a dívida é a soma da inadimplência de 2012 mais o mês de Janeiro referente ao pagamento da coleta e transporte do lixo. Segunda a prefeitura, o valor corresponde a 25% do orçamento anual da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Dentre as questões abordadas, a licitação das empresas que gerenciam o lixo apresenta problemas, ela corre risco de ser adiada ou até ser cancelada.

Para o ministro do meio ambiente, Renato Lima, as próximas duas semanas serão de intensa investigação do consórcio. Atualmente os resíduos são encaminhamentos para dois aterros provisórios, um localizado em Fazenda Rio Grande e outro na Cidade Industrial de Curitiba.

 

 

 

Por Rodolpho Pagliarini

Fonte: Prefeitura de Curitiba.

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu