EUA e CHINA assinam acordo histórico para redução de emissões de gás carbônico

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente chinês, Xi Jinping, chegaram a um acordo histórico sobre a emissão de gases e proteção ambiental no último dia 12, em um encontro diplomático na cidade de Pequim, capital da China.

Este acordo inclui novas metas para redução da emissão de gases pelos Estados Unidos além de ser o primeiro compromisso assinado pelo governo chinês nesta direção.

Os norte-americanos se comprometeram a reduzir de 26 a 28% a emissão de gás carbônico na atmosfera até 2025, valor este que é o dobro da porcentagem de redução programada de 2005 a 2020. Já os chineses, historicamente relapsos no que tange à proteção ambiental, se comprometeram a impedir o crescimento das emissões carbônicas até 2030. Isto seria possível graças a afirmações da China de que as energias ditas “limpas”, como a energia solar e eólica corresponderiam a 20% do total necessário para o país até 2030, objetivo este que demandaria cerca de 1.000 gigawatts de capacidade renovável, algo que o governo chinês alega ser completamente possível.

Especialistas dizem que o pacto, trabalhado em segredo durante 9 meses, pode ser o estopim para negociações de um acordo global de proteção ao ambiente e à atmosfera que será discutido em 2015 em Paris.

Fonte: NYTimes.com
Reuters.com

Deixe uma resposta

Fechar Menu