Em um ano sobe 53% o desmatamento no Paraná

Uma má notícia para a região que concentra o maior trecho contínuo de mata atlântica do país. No último ano, o Paraná concentrou a derrubada de 2 mil hectares de mata atlântica, ocupando o 4º lugar dentre os estados que mais desmatam no país. O crescimento de 2011 para 2012 representa – em tamanhos comparativos – os bairros curitibanos Boqueirão e Hauer juntos. Em 2011 foram desmatados 1,3 mil hectares.

No restante do país o número também assusta. Foram 253 km² de mata atlântica que sumiram no último ano, como informa os dados do Atlas de Remanescentes de Mata Atlântica, responsável pela pesquisa. O projeto é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os resultados coletados em 17 estados apontou que pela primeira vez – desde que o monitoramento começou a ser feito, em1985 – todos os 17 estados brasileiros com registro de Mata Atlântica estão presentes.

O Jornal Gazeta do Povo procurou o presidente do IAP, Tarcísio Pinto, para comentar o caso. Ele diz desconhecer os índices de desmatamento divulgados pelo Atlas, e que averiguará os resultados publicando em uma avaliação de uma pesquisa própria do IAP.

 

Fonte: Gazeta do Povo

Por Rodolpho Pagliarini.

_____________________________________________________________________________________________
A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR.
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu