Curitiba tem o maior índice de coleta seletiva entre cidades da região Sul

A capital paranaense obtém em 2012, o marco de cidade que mais coletou materiais para reciclagem no Sul do país. Curitiba que desde 1999 não mostrava índices altos de coleta, superou hoje sua marca, tendo coletado 2,7 mil toneladas de material reciclável por mês, quase o dobro do que há quatro anos.

O grande responsável por esse número se dá pelo Ecocidadão, uma cooperativa de catadores que recolhe e separa os materiais recicláveis e armazena em um dos 13 postos de coleta, que com o aumento do número de reciclagem, a renda dos catadores pulou de R$ 300,00 para R$ 1,5 mil, como conta um dos catadores ao jornal Gazeta do Povo. A cidade possui 13 parques de reciclagem, e uma parceria feita entre a Prefeitura de Curitiba e o Banco Na­­cio­­nal de Desenvolvimento Eco­­nômico e Social (BNDES) pretende em 2013 abrir 13 novos parques, alguns ainda este ano.

Os dados são animadores para a Secretária Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e para os próprios catadores, que vêem por meio da reciclagem mais uma maneira de aumentar a renda e garantir que a reciclagem beneficia tanto a quem joga quanto a quem recolhe. Atualmente 70% dos materiais recicláveis na capital são provenientes do Ecocidadão.

 

Por Rodolpho Pagliarini.

Fonte: Gazeta do Povo.

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu