Ajudando o meio ambiente no seu condomínio

Pra quem mora em condomínio, sabe a quantidade de lixo que é produzida por centenas de moradores todos os dias. Porém, há um lixo “invisível” a todos os outros tipos, e que pode poluir igual ou mais que o lixo comum, é a famosa pilha e a bateria.

Se imaginarmos a quantidade de aparelhos que usam pilhas e baterias e multiplicarmos por todas as residências de um só condomínio, já dá pra imaginar uma grande quantidade de resíduos amontoados prontos para serem jogados fora como lixo comum. Mas seguindo as dicas que a In Natura preparou para você, é possível reunir e destinar corretamente e criar políticas mais limpas entre os moradores do seu prédio.

Para começar, são importantes alguns avisos:

– Preparar um material visual (cartazes, adesivos) que informe do que o programa de recolhimento se trata;

– Informar os funcionários que trabalham no condomínio (porteiros, zeladores e profissionais da limpeza) sobre a campanha;

– Um recipiente grande para o depósito das pilhas.

 Instruções

Recipiente: Pode ser uma caixa, uma lixeira exclusiva para receber as pilhas ou até um balde plástico. É importante que o recipiente não receba nenhum outro tipo de dejeto;

Local: definir um local de depósito, de preferência na portaria do prédio (vale lembrar que deve ficar fora do alcance de crianças!);

Informar: divulgar através de avisos em murais sobre a iniciativa da campanha. (veja um exemplo aqui);

Coleta: Há postos de recolhimento em todo o Brasil, um dos locais é o Banco Santander, com o programa “papa pilhas” que recolhe os resíduos em agências bancárias selecionadas. Procurar na sua cidade se há algum programa que também recolha as pilhas e baterias pode ser uma outra alternativa. Em Curitiba/PR, por exemplo, há semanalmente o recolhimento de materiais tóxicos nos terminais de ônibus.

Resultado

Agora ficou fácil,  prepare o adesivo, cole no recipiente e distribua os avisos da campanha. Estas ações, além de ajudar os moradores na educação ambiental, protegem o solo, água e até os alimentos que são contaminados quando pilhas e baterias são descartados incorretamente.

 

Fonte: Sindiconet

Por Rodolpho Pagliarini.

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu