Paraná poderá receber asfalto ecológico

O asfalto que economiza material e substitui itens de sua composição por pneu velho, é conhecido como “asfalto ecológico”, e pode ganhar as estradas do Paraná.

Em uma primeira votação na Assembléia Legislativa, o projeto pode ser implantado em todo o estado se aprovado em outras reuniões. A proposta é do deputado Elio Rusch (DEM).

Pode parecer uma tecnologia nova, mas o asfalto ecológico está presente em solo americano há quarenta anos, e só em 2000 chegou ao Brasil, ainda de maneira tímida. Com inúmeras vantagens, dentre maior aderência do pneu ao asfalto – o que ajuda a evitar a derrapagem – maior resistência e cerca de 40% a mais de durabilidade do que o asfalto comum, a mistura descontínua de pó de borracha e ligante asfáltico recicla os pneus já velhos e que seriam descartados sem nenhum tipo de reuso. No Brasil, há uma estimativa que cerca de 8 mil km de estradas pavimentadas com esse tipo de asfalto.

Para o Paraná essa pode ser uma ótima notícia. Foi divulgado nesta segunda semana de agosto que o estado já possui a terceira maior frota de veículos do país, ficando atrás somente de São Paulo e Minas Gerais. Em comparativo de veículo por pessoa, o Detran Paraná aponta que há mais veículos do que condutores no estado.

 

Fonte: Bandnewsfm, Infraestrutura Urbana.

Por Rodolpho Pagliarini.

_____________________________________________________________________________________________
A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR.
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu