BLOG

Você sabia? Árvores de Natal verdadeiras são a melhor escolha para o Ambiente

16/12/2014

A cada final de ano, consumidores se encontram em uma dúvida frequente: celebrar o natal com uma árvore real ou as artificiais de plástico/alumínio? O que a maioria das pessoas não sabe é que a melhor escolha sempre foi a tradicional e natural, uma árvore de Natal verdadeira.

Enquanto eles estão crescendo, os pinheiros ajudam o meio-ambiente ao absorver dióxido de carbono e outros gases e emitindo oxigênio novo.  As fazendas e sítios que plantam árvores de natal estabilizam o solo, protegem os reservatórios aquíferos e proveem refúgio para a vida selvagem enquanto criam as provisões necessárias para o plantio. Além disso, os pinheiros de natal normalmente são plantados em solo que não seria fértil para outros tipos de plantio.

Para assegurar uma demanda constante, os produtores  costumam plantar de uma a três novas sementes de pinheiro para cada árvore retirada.  Por outro lado, as árvores artificiais são derivadas do petróleo, sendo manufaturadas principalmente em fábricas Chinesas.  Uma família comum normalmente usa a árvore artificial durante 3 a 6 anos antes de jogá-la fora, onde ficará num depósito de lixo por anos após o descarte. Além disso, ao queimar o material de que a maioria dessas árvores é feita(PVC),  é produzido gases e toxinas que podem causar problemas de saúde.

Stacey Gonzalez, chefe do Centro de Saúde e Meio-ambiente dos EUA vai além: “O Natal é uma ótima época do ano para refletir em como vivemos, e é importante pensarmos no impacto das nossas decisões. É uma ótima época do ano para seguirmos na direção certa.”