BLOG

Prefeitura pretende apresentar plano de coleta seletiva

29/06/2012

Empresa especializada foi contratada para apresentar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos do Porto Internacional Sete Quedas

A Prefeitura de Guaíra recebeu sexta-feira (11) a visita do engenheiro ambiental Marcus Vinicius Brisolla, representante da empresa In Natura Soluções Ambientais, que deve apresentar um plano municipal de gerenciamento de resíduos sólidos para o Porto Internacional Sete Quedas.

Acompanhado da funcionária do Departamento de Meio Ambiente, Marlene Dallacosta, o engenheiro vistoriou a zona portuária e conheceu o sistema de coleta e transporte de resíduos até o Aterro Sanitário. Marcus explicou que a empresa venceu a licitação para elaborar um plano para o porto, mas que o ideal seria traçar um planejamento para toda a cidade. “Nós devemos apresentar uma solução para o problema da destinação dos resíduos sólidos daqui do Porto Internacional Sete Quedas, mas o ideal seria ter como meta um gerenciamento adequado para toda a cidade de Guaíra. Nesse primeiro momento, percebi que existem dois pontos críticos. O primeiro é fácil de resolver e refere-se ao consumo interno das pessoas que transitam e trabalham no porto. Aumentar o número de lixeiras e trabalhar em campanhas educativas ajuda bastante. O segundo ponto é mais complexo e está relacionado com cargas que eventualmente podem ser barradas pela Receita Federal ou outro órgão fiscalizador. Esses materiais sem qualidade precisam ficar armazenados em um local preparado”, afirmou.

A servidora Marlene ressaltou que a Prefeitura planeja melhorar o sistema de coleta do município e que o porto é o projeto piloto. “Esse projeto está sendo implantado no porto por dois motivos. Precisamos adequar o sistema de coleta de resíduos do porto porque há normas do Ministério da Agricultura. Esse é o primeiro ponto, vamos fazer tudo como manda o figurino. O segundo é que, a partir disso, teremos um parâmetro para alçar voos mais altos. Estamos discutindo um plano de coleta seletiva que atinja toda a cidade. Queremos ser referência”, concluiu.

Segundo o Departamento de Meio Ambiente, a Prefeitura já está trabalhando na aquisição de novas lixeiras urbanas, na criação da associação de recicladores e deve complementar essas ações apresentando um moderno projeto de gerenciamento de resíduos que possibilite o aumento da vida útil do Aterro Sanitário Municipal.

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.