BLOG

Curitiba recebe da ONU certificado de Cidade Resiliente

16/12/2013

No dia 28 de novembro, foi entregue pelas mãos de David Stevens, representante da ONU, o título de Cidade Resiliente para Curitiba, durante a abertura do seminário Meio Ambiente e Cidade Resilientes, que aconteceu na UFPR.

Segundo a ONU, uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Curitiba é a primeira cidade no Paraná a receber o certificado.

“Nossa cidade sempre foi pioneira em diversas ações, uma referência em sustentabilidade, o que  se confirma com este certificado”, disse o prefeito.  Para Fruet, o documento precisa ser recebido como um compromisso desafiador, mas para o qual a cidade está preparada. O prefeito destacou que a área ambiental é uma das prioridades da administração municipal, para a qual estão previstos investimentos de grande porte.

“No próximo ano, investiremos R$ 400 milhões na área de gestão de risco”, informou Fruet. Ao longo dos próximos três anos o montante será de aproximadamente R$ 700 milhões.

O representante da ONU, elogiou as iniciativas que estão sendo tomadas em Curitiba para minimizar riscos de desastres naturais. “Este encontro é um exemplo de oportunidade para estreitarmos discussões em torno de ações e estratégias que têm o objetivo comum de promover o bem estar da população”.

O programa Cidades Resilientes, patrocinado pela ONU, pretende aumentar esforços e capacidade de enfrentamento de calamidades e adversidades naturais provocadas por fenômenos climáticos. Pretende divulgar e compartilhar experiências de como as comunidades ao redor do mundo vem tentando reduzir seu risco de desastres e difundir a importância de governos e cidadãos tomarem medidas preventivas.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba