BLOG

Copa do Mundo FIFA 2014. Estratégia que vira responsabilidade socioambiental.

14/12/2012

O Brasil atrai para si selo ecológico para o maior evento esportivo do mundo.

A Copa do mundo FIFA 2014, a qual vem ao Brasil já em 2013 para dar início a Copa das confederações, começou no início de 2012 as obras nas 12 cidades-sede, e a preocupação com as obras vai além do curto prazo para a execução e a preparação de todas as cidades para o evento. Parte fundamental na escolha do país para sediar os jogos está na justificativa de fazer com que o evento seja ecológico, espalhando o selo “Copa Verde’ dentro e fora do país. A FIFA parece aderir a postura ecológica da Copa e lança em seu portal a segunda edição de um documento que revela em detalhes a estratégia de sustentabilidade para os jogos (confira na íntegra clicando aqui). Além das ações sociais em todo o país com ajuda do conselho local, o documento ressalta a prioridade de defesa ao meio ambiente, com ressalva: “O programa ambiental irá prioriza gestão de resíduos, água, energia, transporte, compras sustentáveis e mudanças climáticas”.

Curitiba está na lista das 12 cidades que receberão o evento, e embora ocupe a 8ª posição no andamento da obra, 54% da construção está concluída, porcentagem vista como otimista pelo secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke: “A Arena da Baixada está sendo construída para a Copa do Mundo e será entregue em tempo para a realização de eventos-teste. Curitiba está em sinal verde”.

Outro fator que contribui para o selo verde está na responsabilidade que todas as cidades tiveram ao obter certificação ambiental, que engloba:

Copa orgânica e sustentável

Parques da Copa

Resíduos e Reciclagem

Mudanças Climáticas

 

 

Fonte: FIFA

Por Rodolpho Pagliarini

 

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.