Construção civil pode contar com tijolo que capta CO2

Diversas tecnologias em prol do meio ambiente prometem diminuir as atividades negativas que certos produtos causam ao serem fabricados. A In Natura Soluções Ambientais trouxe diversos casos de atividades da indústria e da construção que estão mudando os hábitos tradicionais e optando pelos meios ecológicos. Agora você que trabalha com a construção civil pode ficar de olho em mais uma alternativa, o tijolo que capta CO2.

O Carbon Buster, como é chamado o tijolo que destrói o carbono, é o primeiro bloco de alvenaria capaz de captar mais dióxido de carbono do que a quantidade emitida durante a sua produção (14 kg por tonelada). O projeto é desenvolvido em parcerias privadas e a na University of Greenwich’s School of Science, em Londres. Por ser altamente resistente, ele pode ser usado tanto em construções externas quanto internas. Além disso, o tijolo tem 50% de seu material todo reciclado.

 

Você usa tijolos tradicionais em sua obra?

Os blocos tradicionais usados na maioria das obras são produzidos com uma alta taxa de queima de lenha para a obtenção do tijolo. Essa queima emite toneladas de CO2 no ar, que não são recompensados quando o bloco é usado nas obras. O tijolo também é responsável por grande parte dos resíduos da construção civil (RCC).

Qual a vantagem de usar tijolos reciclados?

O tijolo ecológico é aquele que desde a sua fabricação usa materiais que não agridem o meio ambiente, além de seu desempenho superior ao tradicional tijolo quanto ao isolamento térmico e acústico. A obra pode ser mais limpa também.

 

Por Rodolpho Pagliarini

Fonte: EcoD

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR.
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu