Conjunto de indústrias de olho no efeito estufa.

Os gases que são emitidos todos os dias por milhares de agentes projetores causam dentre diversas formas de poluição, o agravamento do efeito estufa. Este efeito é natural no nosso planeta, mas a emissão de gases poluentes (CO2,CO,NOx, SOx, N2) faz com que o processo ocorra de forma acelerada, prejudicando e alterando rapidamente o clima na terra.

De olho no impacto que sua produção pode causar, um conjunto formado pelas indústrias Thermosolution, Ts Steel e Coepar, contratou os serviços da In Natura para, além de proceder com todo o licenciamento ambiental, mais dois trabalhos importantes que não são exigidos pelos órgãos fiscalizadores. Um que avalia a quantidade emitida dos gases causadores do efeito estufa e outro que propõe compensações à estas emissões. São elas: o Inventário de Gases de Efeito Estufa e o Projeto de Compensação de Emissão de Gases do Efeito Estufa.

Foram avaliados duas fontes de emissão, as Fontes Fixas – máquinas e geradores que funcionam a diesel, e as Fontes Móveis – carros, caminhões de transporte, maquinário e deslocamento aéreo. No projeto, o consumo de energia elétrica também foi considerado.

 

O trabalho é um diferencial nas empresas, como destaca o diretor técnico Bernardo Calisto. “A responsabilidade que os empreendedores têm ao optar por projetos como estes saíram apenas da esfera comercial, como uma ferramenta de marketing. Hoje a empresa que realiza o processo cuida da saúde do meio ambiente, ao qual está inserida, e também se interessa pela melhoria das condições de seu negócio uma vez que os trabalhos possibilitam identificar e melhorar a eficiência energética e o desempenho dos processos industriais, além é claro do destaque entre as empresas do mesmo ramo”.

 

Para o diretor das empresas, Fabiano Rempel, os trabalhos da In Natura “Foram cruciais para obtenção da documentação necessária para abertura das empresas, e acentuam o interesse do grupo em minimizar ao máximo os impactos que suas atividades possam causar.”

Ao final do projeto, a In Natura apresentou as propostas de soluções para compensar a emissão produzida, as quais sugeriam o plantio de árvores em terreno monitorado pelo grupo.

 

Por Rodolpho Pagliarini / Bernanrdo Calisto.

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu