BLOG

Como é feito um Relatório de Estudo do PGT (Pólo Gerador de Tráfego)?

11/02/2015

Pólos Geradores de Tráfego são empreendimentos de grande porte que atraem ou produzem um grande número de acessos, por exemplo supermercados, shopping center, hospitais, entre outros,. Esse tipo de empreendimento pode causar efeitos negativos na circulação viária em seu entorno, além de agravar a circulação e segurança de veículos e pedestres, e é o foco do Relatório de Estudo do PGT (Pólo Gerador de Tráfego).

Exigido pela Secretaria Municipal de Meio-Ambiente (SMMA) e pelo SETRAN (Secretaria de Trânsito), o relatório tem por objetivo prever estes impactos e a eventual necessidade de medidas mitigatórias como a necessidade de alteração de ciclos de semáforo, acessibilidade das calçadas, criação de vias calmas e outras atividades de transporte em geral.

Contador Analógico

O Relatório de estudo do PGT é realizado mobilizando-se uma equipe de campo responsável por contabilizar todos os veículos que passam pelos principais fluxos de acesso no entorno do futuro empreendimento, de forma manual, com contador analógico e câmeras.

A In Natura possui ampla experiência neste tipo de projeto, tendo realizado Relatórios de Estudo do PGT em diversos empreendimentos da cidade como o Hospital das Nações no Jardim Social, Centro Logístico Orleans no Contorno Norte, Hospital Clinipam no Centro Cívico, Hospital dos Olhos no Batel, Colégio Bagozzi no Portão, entre outros,  sempre com a responsabilidade social de garantir um empreendimento e futuro sustentável.