BLOG

Câmbio Verde- solução inteligente para lixo reciclável

11/12/2012

Trocar o lixo reciclável por vale-transportes foi uma das soluções que a prefeitura de Curitiba encontrou para aumentar a quantidade de reciclagem e estimular a própria prática. Hoje, a troca de lixo por recompensa é conhecida como Câmbio Verde, um programa que troca lixo reciclável por hortigranjeiros.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Assim como na coleta de lixo tóxico, a coleta dos recicláveis e a troca por alimento também segue um calendário especial anual, sempre a cada quinze dias (confira o calendário clicando aqui). A iniciativa beneficia diretamente a quem se encaixa no programa de combate à fome, mas a boa prática é vista também em comunidades e escolas, como o exemplo da Escola Municipal Helena Antipoff, que todo ano junta centenas de quilos de materiais recicláveis e incrementa a merenda escolar com frutos e hortaliças. A quantidade para troca segue a seguinte regra:

Cada quatro quilos de lixo vale um quilo de frutas e verduras. Pode ser trocado também o óleo vegetal e animal: cada 2 litros de óleo vale 1 kg de alimento.

Para mais notícias sobre o Câmbio Verde e o número telefônico dos núcleos regionais de abastecimentos, visite a página da Secretaria do Abastecimento.

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba.

Por Rodolpho Pagliarini

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.