Bosco Verticale: Tendência ou inovação?

Discutimos aqui no Blog In Natura, diversas ações sustentáveis e até dicas que conscientizam o modo como tratamos os resíduos e administramos nossas atividades dia-a-dia. A todo o momento, novas formas de repensar o conceito como nos colocamos a esse meio surgem para indagar, afinal, estas ações são tendências ou inovações?

Em Milão, na Itália, a construção de prédios verticais arborizados surge como uma nova alternativa “verde” no mundo. O projeto que ganha o conceito de “reflorestamento da metrópole” (tradução literária de metropolitan reforestation) vem para mostrar que as construções civis residenciais podem ser sustentáveis até na sua estrutura.

Visualmente, o Bosco Verticale terá dois prédios de 110 e 76 metros de altura, que abrigam 900 árvores em 8.900m² de terraço, bem no centro de Milão. Para os arquitetos envolvidos no projeto, a construção é inovadora e atualmente a maior do mundo, pois sozinhas  “produzem umidade, absorvem CO2 e outras partículas, produz oxigênio, protege da radiação e evita a poluição acústica”.

Outras capitais já estão de olho na construção que pode fugir apenas da tendência e ser sim uma inovação. Buenos Aires, capital da Argentina já aprovou a lei que reduz em 20% o valor pago no ALB – o que equivale ao nosso IPTU- para prédios que optarem por telhados arborizados. Enquanto o governo ainda não exige que a prática seja obrigatória em todas as novas construções, vários pontos da cidade já planejam seus telhados um pouco mais verdes.

 

 

Por Rodolpho Pagliarini

Fonte: EcoD e Bosco Verticale

_____________________________________________________________________________________________

A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR. 
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.

Deixe uma resposta

Fechar Menu