BLOG

5 passos para o AAI- Acompanhamento Ambiental de Indústria

19/05/2017

Vamos propor o seguinte exercício: quantos tipos de indústrias a sua volta existem, contando apenas aquilo que você consegue ver? E imagine se todo o impacto de produção dessas indústrias fosse visível a olho nu?

Grande parte do sucesso da Industria surgiu das adequações ambientais que foram refrescando as atividades do setor, e hoje em dia vemos grandes indústrias que a olho nu não poluem. Mas será que isso significa que elas não emitem nenhuma poluição? Infelizmente não podemos contar apenas com a observação para responder a esta pergunta, e propondo um segundo exercício nós conseguimos identificar vários problemas relacionados às atividades desempenhadas. Por exemplo: O que é feito com as sobras de matéria prima de uma indústria de calçados? As partículas derivadas da usinagem de peças de motores de carros são lançadas ao ar de que maneira?

Mesmo sem enxergar os problemas ambientais nós podemos pensar em centenas de itens que compõem os processos de produção dos nossos exemplos. E garantir que as atividades desempenhadas nessas empresas estejam em cumprimento das normas ambientais é um dos serviços que a In Natura Soluções Ambientais carrega em seu portfólio recheado de cases de sucesso. Estamos falando do Acompanhamento Ambiental de Indústria – AAI.

Para entendermos melhor o AAI, a In Natura Soluções Ambientais preparou um conteúdo especial para você entender todas as etapas do processo que é desenvolvida.


Passo 1: Levantamento de peso!

Nesta etapa são levantados todos os itens necessários para atendimento às leis e normativas ambientais. O trabalho requer um time de peso, que entenda das Leis ambientais e encaixe soluções a cada tipo de perfil da indústria.

 


 Passo 2: Avalição diversificada
 Aqui o corpo técnico levanta voo para avaliar itens como os níveis efetivos/potenciais de poluição ou de degradação ambiental por atividade, avaliação da condição de operação/manutenção dos sistemas de controle de poluição e  avaliação das medidas necessárias para garantir a proteção do meio ambiente e da saúde humana, como também ações  para minimizar/recuperar impactos negativos ao meio ambiente.

 

Passo 3: Agentes de Monitoramento

A In Natura monitora e atualiza todas as licenças ambientais pertinentes a cada tipo de empreendimento industrial. A lista contém: Licença de Operação, Cadastro Técnico Federal no IBAMA, Alvará de Funcionamento Polícia Civil, Alvará de Funcionamento Polícia Federal, Outorga para Uso de Águas Subterrâneas, SERFLOR, Outorga para Lançamento de Efluentes, entre outros.

 

Passo 4: Auditoria de auto desempenho

Esta é a etapa que os técnicos da In Natura entram em campo para auditar e até licenciar os prestadores de serviços da área de meio ambiente do empreendimento.

 

 

Passo 5: Manter qualificação extrema

Mensalmente a In Natura Soluções Ambientais alimenta os clientes com novidades sobre legislação ambiental vigente. Assim, a qualificação dos serviços prestados permanece sempre fresco e atualizado. Também, lideramos treinamentos voltados a áreas específicas de temas ambientais, seja em datas pré-determinadas – como SIPAT-, ou periodicamente conforme demanda do cliente.

 

Estes passos refletem a essência do AAI, diz Marília Moreira, Gestora Ambiental da In Natura Soluções Ambientais:

‘‘A indústria de hoje pode ser composta, por exemplo, de pequenos galpões de manuseio de matéria prima com produções locais até gigantes do varejo com processos produtivos lean. Essas diferenças nos mostram o quão preparado precisamos estar para traçar sempre a melhor opção de AAI, que atenda ao mesmo tempo às leis e normativas ambientais para a atividade e mantenha o setor da indústria atualizado. Por contarmos com um corpo técnico multidisciplinar conseguimos atuar em diferentes ramos da indústria obtendo ótimos resultados.’’

Confira abaixo alguns clientes da indústria que realizaram o AAI com a In Natura Soluções Ambientais:

BEMATECH
A Bematech é uma empresa brasileira, provedora de soluções completas de automação comercial. Seu modelo de negócios está fundamentado no conceito one-stop-shop, oferecendo uma plataforma integrada, composta por hardware, software, serviços e capacitação.

MAFLOW DO BRASIL
Atua no ramo de mangueiras e correias de borracha e plástico localizada em Curitiba.

VIAÇÃO SANTO ÃNGELO
A Auto Viação Santo Antônio (AVSA) opera em Curitiba e Região Metropolitana, transportando cerca de 2 milhões de passageiros por mês. A empresa possui sede em Colombo e é integrante do Consórcio Pontual. A frota da Santo Antônio conta com 185 ônibus, que atendem usuários da Rede Integrada de Transporte, referência nacional e internacional em gestão de transporte público.

ALSCO TOALHEIRO
Fundada em 1889 em Salt Lake City, a ALSCO Toalheiro Brasil é uma empresa líder no setor de lavanderia industrial, com fornecimento de uniformes, toalhas e E.P.I. No Brasil desde 1944, possui 15 unidades espalhadas em 12 estados diferentes.