BLOG

23% dos municípios do Paraná despejam resíduos em lixões.

17/06/2013

O alto índice de lixões no Paraná não é nenhuma novidade. Como a In Natura Soluções Ambientais já publicou aqui no Blog, são dezenas de cidades que ainda não contam com o mínimo sistema de tratamento do lixo. Ou seja, todos os resíduos residenciais, comerciais e industriais são despejados a céu aberto. Só na última pesquisa do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) são ao todo 93 municípios do estado (23,3%) que se encontram nesta situação.

A pesquisa é resultado do “Relatório da Situação da Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos no Estado do Paraná”, que tem como base a Lei Nacional de Resíduos Sólidos (número 12.305/10) e parte do Plano de Regionalização de Resíduos, do Governo do Estado, que prevê a erradicação dos lixões até 2014.

Embora com quase 100 cidades em situações irregulares, o IAP acredita em um trabalho conjunto para combater as práticas no restando do estado. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, comenta que o levantamento é importante, pois identifica precisamente quais cidades e planos serão postos para bater a meta. Para isso o relatório compôs um mapa dos pontos que se encontram em situações irregulares (veja abaixo).

 

 

 

 

 

 

 

As informações são do IAP

Por Rodolpho Pagliarini

_____________________________________________________________________________________________
A In Natura Soluções Ambientais é uma consultoria ambiental localizada em Curitiba/PR.
Há quatro anos no mercado, a consultoria ambiental conta com serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, PGRCC, PGRS, Acompanhamento ambiental de obra entre outros. Solicite um orçamento através do e-mail ou entre em contato através do tel.: (41) 3359-2432.